Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

Brinquedoteca - Ludoteca


Pelamordedeus... preciso urgente de uma brinquedoteca pra minha child. Com quem deixar as crianças quando sair, quando vou ao trabalho, academia, pagar contas, enfim. Um lugar pedagógico, que instigue a imaginação da criança. Pensando nesta necessidade pessoal e que, acredito eu, necessidade de várias mães e pais, posto aqui várias idéias de brinquedotecas. Fica aí a dica para quem pensa em abrir algum negócio e atender um nicho de mercado à explorar nesta cidade que vos falo-lhes. 


Outra vantagem deste espaço, é a sua função pedagógica, pois a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira.

O brincar é sempre terapêutico e saudável, sendo uma maneira de descarregar a agressividade e reconhecer o mundo. Além de ser uma forma de comunicação em psicoterapia, a atividade lúdica conduz a relacionamentos grupais, facilitando o desenvolvimento e, portanto, a saúde infantil. O brincar se estabelece no que Winnicott chamou de espaço potencial, no qual a criança pode ser criativa, espontânea e sentir-se segura.

Os objetivos da brinquedoteca:

·         Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho.
·         Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica.
·         Estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equílibrio emocional.
·         Dar oportunidades para a manifestação de potencialidades
·         Alimentar a inteligência e a criatividade
·         Propocionar maior número de experiências
·         Proporcionar oportunidades para que elas aprendam a jogar, a paricipar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar.
·         Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensiblidade
·         Enriquecer o relacionamento entre as crianças e as suas famílias. 
·         Incentivar a valorização do brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social.








Ai tomara!

2 comentários:

  1. adorei as imagens para a sala de brinquedos..tarcia.distrito federal..brasilia

    ResponderExcluir
  2. Gostei da brinquedoteca que tem um painel solto no meio da sala com tema de balões (bexigas colorias) saberia dizer onde posso encontrar essa foto para fazer um painel igual?
    obrigada

    ResponderExcluir